Skip to content

De defender o futuro a hipotecar o futuro vai uma distância muito grande

Sobre políticas e acções relativas ao Saneamento e Ambiente:

Desde há muito que os Mortaguenses sentem na pele os problemas no sistema de saneamento, na qualidade do tratamento das ETARs, nos níveis de poluição das linhas de água que não são aceitáveis.
Problemas que se arrastam.
Na última Reunião de Câmara, os Vereadores eleitos pelo PS tomaram mais uma posição firme relativamente a este problema e a desenvolvimentos recentes a respeito do mesmo, que vêm tornar pública.

Saneamento e Ambiente de Mortágua

  1. Desde há muito que os Mortaguenses sentem na pele os problemas no sistema de saneamento que se repercutem na qualidade do tratamento das ETARs e originam níveis de poluição das linhas de água que não são aceitáveis.
  2. Desde o inicio do actual mandato que os vereadores do PS tem proposto ao executivo PSD a elaboração de um estudo técnico e financeiro das intervenções a executar nos sistemas de saneamento para resolver definitivamente os problemas. Este compromisso foi por nós assumido no programa de governação apresentado nas últimas eleições autárquicas e foi repetidamente reafirmado através de propostas para o orçamento e plano por nós apresentadas anualmente.
  3. Neste período, enquanto todas estas propostas foram sendo rejeitadas pelo Executivo PSD, Mortágua passou pela situação constrangedora de ser visada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente através da instauração de processos de contraordenação e multas à Câmara Municipal pelo estado em que estão as ETAR’s e a poluição nas linhas de água.
  4. Passados mais de 3 anos desde o início do actual mandato, 2 anos depois das multas e contraordenações da APA, e a 8 meses das próximas eleições, veio o Sr. Presidente apresentar em reunião de Câmara uma proposta para contrair um empréstimo de 1,5 milhões de Euros para se efectuar uma intervenção, com duas particularidades:
    • Sem a fazer acompanhar de qualquer estudo técnico que a justificasse e explicasse;
    • E, mais uma vez, apresentando para a sua execução propostas apenas provenientes de empresas na área das obras públicas de saneamento.

Perante isto, porque, não nos cansamos de dizer, mantemos o compromisso de sempre defender em consciência o que entendemos ser o mais justo para todas as gerações de Mortaguenses, e porque, tecnicamente, não podemos aceitar que as decisões sejam tomadas sem fundamentação técnica, ainda por cima quando está em causa o endividamento da Autarquia, comunicámos de imediato a nossa posição CONTRA tal medida.

E, por sua vez, perante a clareza dos factos por nós expostos face a tal proposta (que, repetimos, é não fundamentada, arriscada, equivalente a um simples despejar de dinheiro para cima dum problema deixando para depois a definição de como seria este convertido em medidas concretas), o Sr. Presidente retirou os pontos da ordem de trabalho da reunião e assumiu o compromisso de mandar elaborar o estudo técnico e financeiro para resolver os problemas.

Conclusão:

Perdemos 3 anos com tentativas de iludir os Mortaguenses.

O PS esteve, está e estará sempre na senda da defesa dos interesses de Mortágua e dos Mortaguenses e congratula-se finalmente por ter sido ouvido – mas se mais vale tarde do que nunca, há atrasos que não se justificam, não passam de erros crassos que normalmente tendem a deixar sequelas em quem tem que viver com as suas consequências no seu dia-a-dia.

Não nos cansamos de repetir que o nosso compromisso para com os Mortaguenses não terminou em outubro de 2017. Aprovaremos sem problemas uma intervenção para resolver estes problemas quando em consciência reconhecermos o mérito, a justiça, a boa gestão utilizada naquilo que for planeado (quando houver um plano, não como agora).

Podem os Mortaguenses estar seguros disto: Sabemos o que é preciso fazer, não será por nós que deixará de ser feito o que tem que ser feito em Mortágua.

Agora, cheques em branco é que não.

 

Mortágua, 16 de fevereiro de 2021

Os Vereadores do Partido Socialista

 

 

 

 

Back To Top