Uma política de pão e circo para esconder uma crónica falta de capacidade de planeamento,…

Ainda vamos a tempo
É uma casa que está pintada por fora, que foi pintada e engalanada de vez em quando, quando às vezes nem parecia que precisava.
O problema é que o telhado deixa entrar a chuva por causa das telhas que se foram partindo sem ser feita a substituição, o esquentador está avariado e não há água quente, e, apesar de já se cortar alguma coisa nas compras no supermercado, a compra dos livros para a escola dos filhos não pode ser feita porque o dinheiro que está guardado já é devido ao pintor da casa e uma outra parte está prometida ao carpinteiro que vem reparar o soalho (que está todo danificado), e o que sobra é para pagar a conta da luz e da água, enquanto der.
Esta casa é o Concelho de Mortágua, que apesar dos nossos avisos (quase sempre ignorados) assim foi trazida a este estado nos anos de governação PSD – e, a manter-se a forma de a gerir ou a manterem-se os mesmos na gestão, só irá piorar.
Pela nossa parte… Ainda vamos a tempo de evitar que a situação se eternize.
Ainda vamos a tempo de melhorar.
INTERVENÇÃO DOS ELEITOS PELO PS NA REUNIÃO DE CÂMARA DO DIA 18 DE JUNHO DE 2021
Analisados os documentos de Prestação de Contas de 2020 é para os Vereadores do PS evidente a degradação ano após ano da situação financeira do município.
Ao longo deste mandato Autárquico alertámos para:
- Os gastos excessivos com fornecimentos e serviços externos, avenças e investimentos injustificados – desperdício de dinheiro que podia ser aplicado a resolver problemas e proporcionar melhorias para os Mortaguenses.
- A incapacidade deste executivo de arrecadar fundos europeus e alocá-los a investimentos estruturantes e promotores de desenvolvimento – desperdício de oportunidades para promover investimentos com apoio financeiro externo orientados para as grandes mudanças de que precisamos.
- A diminuição sistemática, ano após ano, da atividade operacional da câmara evidenciada no volume de trabalho realizado pelos funcionários externos – gastar cada vez mais, investir cada vez menos, e produzir menos ainda de ano para ano.
Toda esta realidade está refletida nas sucessivas prestações de contas ao longo deste mandato – números são números e os que hoje nos apresentam são maus.
Primeiro, do que nos vale apregoar um saldo de 4 milhões de euros se ele está todo comprometido com compromissos já assumidos?
E depois, o que dizer de um resultado negativo de quase um milhão de euros?
A Câmara Municipal de Mortágua está numa situação financeira complicada atestada pelas contas de 2020 e até pelo orçamento de 2021 e depara-se com dificuldade financeira para lançar estudos, projetos e as obras necessárias à ampliação do Parque Industrial, à resolução dos problemas de Saneamento e a outros investimentos necessários ao desenvolvimento da nossa terra.
Quatro anos de “chapa ganha, chapa gasta”!
Em suma, a prestação de contas de 2020, tal como as dos anos anteriores, reflete fielmente a imagem da gestão deste executivo PSD:
- Desorganização
- Falta de planeamento
- Despesismo
- E, sempre, reação em vez de ação.
ATENÇÃO: Importa ainda aqui relevar que o novo sistema de registo contabilístico SNC- AP não altera os princípios da contabilidade existentes e que, sendo assim, os resultados negativos agora apresentados seriam com qualquer sistema sempre muito negativos!
Uma última nota: A COVID também não é desculpa para os resultados agora apresentados. Basta pensarmos que, caso se tivessem realizado a ExpoMortágua e as Tasquinhas (que não ocorreram justamente por causa da pandemia), estes resultados negativos provavelmente ultrapassariam o milhão e meio de euros!
Urge ter VISÃO ESTRATÉGICA, GERIR, reduzir custos, arrecadar receitas, estudar, projetar e executar com certezas e segurança!
Mortágua, 18 junho 2021
Os Vereadores Partido Socialista