Skip to content

Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal 2021 – Na ilusão dum milagre II (navegação à vista)

Navegar à vista demonstra-se repetindo as ideias de sempre e as mesmas promessas já falhadas, e ainda acrescentando outras, tentando vender ilusões, “enganar os tolos”, fazer crer que agora é que vai ser, depois de ultrapassadas as tempestades, os “obstáculos que ninguém podia prever”…
Pois os Mortaguenses já não se iludem, os jovens já não se iludem, de promessas estamos todos saturados, e quem não prevê imprevistos não está em condições de prometer (de novo).

18/dezembro/2020

Exmo. Sr. Presidente, da mesa da Assembleia Municipal
Exmo. Sr. Presidente, da Câmara Municipal
Exmos. Vereadores da Câmara municipal
Exmos. Membros da Assembleia

O Orçamento Municipal de Mortágua é o instrumento técnico e político mais demonstrativo do rumo que queremos para o nosso Concelho. É um instrumento que servirá de guia para a navegação deste executivo, uma navegação “à vista”.

Hoje estamos aqui a discutir um orçamento que nos parece francamente irrealista. A sensação que nos fica é que os principais comandantes da nossa nau juntaram-se no convés e agregaram praticamente todas as propostas que ficaram retidas em alto mar.

Senhoras e Senhores deputados, acreditar que neste ano que falta de mandato autárquico se vão cumprir todas as promessas inscritas neste orçamento municipal é o equivalente ao regresso de D. Sebastião numa manhã nevoeiro que até nos é bem característica. Para bom entendedor, meia palavra basta.

É incrível que ao final de 3 anos se chegue finalmente à conclusão da necessidade de apostar na requalificação das ETARs. É incrível que ao fim de três anos ainda estejamos à espera de obras prometidas aos mortaguenses no boletim informativo da câmara municipal na antecâmara das últimas eleições autárquicas.
Precisamos urgentemente da requalificação ambiental e de estabelecer prioridades ao nível das linhas de água existentes no concelho, para depois proporcionar uma melhor oferta turística integrada.

Este é um orçamento que promete, mais uma vez, a inclusão dos jovens.
Se durante algum tempo existiu esperança nessa maneira de atuar, hoje o que existe no orçamento municipal é apenas um conjunto de linhas que estão fechadas a sete chaves no baú deste convés.

  • Estaremos aqui firmes a lutar pela participação dos jovens de uma maneira aberta e com total transparência. Continuaremos a lutar para que exista um Conselho Municipal da Juventude que funcione verdadeiramente. Estaremos na linha da frente por um Orçamento Participativo Jovem e também um Orçamento Participativo de toda a comunidade.
  • Não deixaremos cair o Skatepark, que tanto foi falado.
  • Estaremos ao lado das associações jovens e das associações que cuidam dos jovens. Lutaremos para que tenham cada vez melhores condições e possam proporcionar o melhor, de uma forma inclusiva sem discriminar qualquer um.
  • Tal como no plano nacional nos batemos pelo ensino superior gratuito, também aqui lutaremos pela manutenção das bolsas de estudo municipais e por mais medidas que possam proporcionar igualdade de oportunidades.
  • Apoiaremos o planeamento destas ações com uma Carta Educativa, uma Carta Social e até outros elementos de estudo, mas que deveriam ter sido lançados no primeiro ano deste executivo para que hoje pudéssemos ter elementos para discutir novas politicas neste âmbito.

Para nós, é bem claro o rumo que queremos para Mortágua.
Uma rota planeada, de astrolábio e mapa na mão, para que no fim não exista a desculpa do vento e das marés.

Neste momento, resta lamentar o que se perdeu e desperdiçou e salientar o fim a que se chegou, em que ao Executivo PSD já não há mais nada a fazer senão semear promessas que não vão ser cumpridas, seja pelo mar revolto seja pela incompetência dos marinheiros.
Ao quarto ano, o descalabro, a deriva, e, enfim e infelizmente, a reação que se adivinhava.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer vento é favorável!

Daniel Matos

Ligações úteis: https://www.melhormortagua.pt/tag/gop-e-orcamento-municipal/

Nota: A imagem que ilustra esta publicação não é de Mortágua, funciona apenas como representação duma realidade que, infelizmente, facilmente reconhecemos no nosso Concelho.

 

Back To Top